Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Quando trocar a encordoação?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Quando trocar a encordoação? em Qui Dez 15, 2011 10:07 pm

Alguns já estiveram nesta situação: perdem-se alguns encontros teoricametne acessíveis; parece que o nível de ténis baixou; as cordas já tem um par meses na raquete e começam a "abrir" ou a "dançar"; inevitavelmente começa-se a questionar o material... (afinal não pode ser culpa minha...)

a questão frequente é: será que estas cordas ainda estão boas?

existirá algum estudo que relacione a variação do nível de jogo de jogadores clubistas, com a qualidade da encordoção?

pessoalmente costumo deixar partir e estou convencido que para além da perda de tensão nada de extraordinário se passa. Com a perda de tensão, já se sabe, vem menor controlo e mais "saída" de bola. Portanto há que recalibrar o corpo para a perda de tensão, ou então encordoar com frequência para jogar sempre com a mesma tensão. Creio que encordoar com essa frequência só se justifica para os pros da competição, que jogam a "1000 à hora", com precisão enorme e tolerâncias baixíssimas. Mas posso estar enganado e afinal haver um ponto ótimo para troca das cordas, mesmo para os jogadores de clube

a semana passada estive quase para cortar as cordas mas acabaram por partir a jogar. Eram Co-polyester que duraram 3 meses a jogar +/- 6 horas por semana. Nada mau, considerando que as multifilamentos de conforto às vezes nem um mês duram

Ab, João

Ver perfil do usuário

2 Re: Quando trocar a encordoação? em Qui Dez 15, 2011 10:26 pm

Viva João e bem vindo ao Forum,

Tendo eu uma loja de ténis, passam muitas raquetes pelas minhas mãos para encordoar, desde o profissional ao iniciante, e não existe nada em concreto para trocar de cordas, mas existe uma média de qualidade:

A encordoação deve ser trocada por ano, as horas que se joga por semana, ou seja, no caso do João que joga 6h por semana, deverá encordoar 6 vezes por ano, que dá uma média de 2 meses por set.

Depois depende da corda, do tipo de jogo e das preferências de cada jogador.

Agora, lá porque a corda "abre" ou "dança" não quer dizer que esteja sem tensão, se for uma multifilamentos ou nylon é perfeitamente normal isso acontecer, agora se é uma monofilamento, das duas uma, ou ficou mal encordoada, ou a tensão é muito baixa, por norma este tipo de corda costuma partir antes de "abrir"

Espero ter ajudado.
Fernando

Ver perfil do usuário http://www.ferfiltenis.com

3 Re: Quando trocar a encordoação? em Sex Dez 16, 2011 9:00 am

Olá Fernando,
realmente o indicador de média de qualidade que refere bate certo com a experiência, embore deixe andar mais uns tempos, mais por forretice minha
obrigado
João

Ver perfil do usuário

4 Re: Quando trocar a encordoação? em Sex Dez 16, 2011 9:49 am

Viva João.

Normalmente temos a tendência a deixar lá a corda mais tempo que o necessário, ou seja, a corda perde tensão mais rapidamente do que aquilo que nós pensamos.

Além desta regra geral que o mestre FerFil indicou :), existe ainda a possibilidade de medir a tensão da sua raquete.

Existem atualmente apps para Android e para iPhone para nedir a tensão da raquete (veja no blog em http://online-tennis.blogspot.com/2010/06/iphone-app-medir-tensao-da-sua-raquete.html).

Além destas opções mais high-tech, também pode usar um aparelho tipo este da Unique Sports, o StringMeter: http://stringmeter.uniquesports.us/

É barato e pode rapidamente encomendar na TEnnis Warehouse ou outra loja online. Já tive um destes..mas infelizmente perdi-o. Funciona muito bem. Não interessa muito o valor que dá, o que interessa é medir logo depois de encordoada e registar o valor. Depois vai medindo a variação em função deste valor inicial?

Pq não intressa o valor? Leia o artigo em http://stringmeter.uniquesports.us/

Segundo isto, e acho que é verdade, quando temos uma corda encordoada com 25kg, na realidade ela está a 20 ou menos. É uma questão de escala..

Abraço.

Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum: